Competências Relacionais

As competências pessoais, relacionais e executivas, formam o tripé que dá sustentação à Alta Performance Emocional. Estas chamadas “Soft Skills” , quando equilibradas e bem estruturadas, proporcionam uma significativa melhora na qualidade de vida de quem as possui e, aliadas as competências técnicas, geram resultados acima da média promovendo um grande diferencial positivo nas diversas áreas das atividades humanas.

Vamos abordar aqui as competências relacionais, consideradas pelos estudiosos da área como uma das mais importantes.

Trata-se da Arte-ciência de fazer amigos e influenciar pessoas. Saber criar relacionamentos produtivos e duradouros e mobilizar pessoas em prol de um objetivo comum. São muitas as estratégias consagradas neste campo. Algumas delas são realmente muito importantes. A seguir, citamos algumas:

Valorize as pessoas. Não existem dúvidas sobre a importância desta conduta. Todos gostamos de ser valorizados e tratamos mais positivamente as pessoas que assim nos tratam. Exceções a esta regra só se encontram no campo dos desvios perigosos de conduta.

Faça propostas que beneficiem a todos. Se você que ser seguido e bem sucedido nos seus relacionamentos adote esta estratégia. Ninguém gosta de conviver com pessoas egoístas. Se frustradas, as pessoas não mais te apoiarão honestamente. Mesmo que possam aparentemente manter uma postura amigável, você não mais poderá contar com elas.

Seja confiável. Lembre-se da máxima Lincolniana: “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.” (Abraham Lincoln – 16º presidente dos EUA.)

Seja um bom comunicador. Procure ser claro na sua comunicação de tal forma que as pessoas bem intencionadas não tenham dúvidas sobre as suas intensões e as mal intencionadas não tenham como deturpá-las. De preferência às comunicações positivas. Ninguém gosta de pessoas negativas.

Cultive relacionamentos. Cuide de seus relacionamento como um bom jardineiro cuida  de forma dedicada e constante de suas plantas. Plante bons relacionamentos. Entenda que o desconhecido de hoje pode ser seu amigo de amanhã. Evite qualquer desconforto na relação. Como uma erva daninha, qualquer pequeno problema mal resolvido pode evoluir e se transformar em um grande problema.

Lembre-se dos seus amigos. O pior sofrimento é ser esquecido pelas pessoas que mais te importam, é aguardar em vão pelo telefonema que nunca chega, é saber que a única pessoa que se importa com você é você mesmo. Você não será condenado se não se lembrar dos seus amigos, será esquecido!

 

Prof. Dr. Tabajara Dias de Andrade