Competências executivas

As Competências Executivas são aquelas relacionadas à nossa capacidade de conduzir processos e projetos. Não podemos esquecer que a nossa própria vida é um processo (“uma sucessão de mudanças numa direção definida”¹); e que para gerenciá-lo lançamos mão de projetos, (“plano para a realização de uma intensão”²), mesmo que muitas vezes não tenhamos consciência do que realmente está acontecendo.

Em algumas situações isto é muito consciente. Falamos de projetos profissionais, de aprendizado, de desenvolvimento, de carreira ou financeiros. Em outras este aspecto pode até passar desapercebido, mas aspectos importantes das nossas vidas como saúde, educação própria e dos filhos, cuidados com os pais idosos e até relacionamentos amorosos não deixam de ser processos e exigir a elaboração de bons e consistentes projetos para a sua adequada condução.

Se observarmos bem, veremos que muitos outros aspectos das nossas vidas, e até a nossa própria autogestão, são uma sucessão de mudanças numa direção definida e muito dependente da nossa forma pessoal de resolver os impasses, superar obstáculos e desenvolver ações sistemáticas visando os resultados desejados. Daí a importância de desenvolvermos uma visão processual e proativa, procurar identificar, nos principais aspectos das nossas vidas o que está de fato acontecendo e não perder de vista as particularidades de cada processo envolvido.

Devemos ressaltar que muitos dos processos que vivenciamos independem de nossa vontade para existirem. Entre tantos, a evolução da idade, por exemplo, não nos pede permissão para acontecer. Porém, todo processo tem um grau possível de gerenciamento. Nos exemplos citados, podemos cuidar da nossa saúde e assim aumentarmos a probabilidade de termos uma vida mais longa e saudável.

No processo amoroso, podemos tratar com carinho e amor nosso(a) parceiro(a) aumentando assim a probabilidade de um relacionamento repleto de satisfação. Na condução da nossa carreira, podemos nos empenhar no desenvolvimento pessoal, na aquisição e atualização de novas competências e nos relacionamento pessoais, aumentando assim nossa probabilidade de sucesso e realização. Em nenhum processo nosso gerenciamento estará protegido de influências externas, trata-se de estabelecer uma saudável interferência probabilística em busca dos melhores resultados. A boa notícia é que quando  identificamos os processos subjacentes a cada contexto e estabelecemos projetos saudáveis para conduzi-los, estamos aumentando significativamente nossas chances de sucesso!

1 Dicionário da Língua Portuguesa, comentado pelo Prof. Pasquale, Ed. Gold 2 idem

Prof. Dr. Tabajara Dias de Andrade