Sabemos que é o conjunto das Soft Skills que fazem a Alta Performance Emocional. A prioridade passa a ser como desenvolve-las. O primeiro passo é identificar nossas necessidades. Muitos defendem que é a dor que nos move. O sofrimento nos faria procurar soluções. Meu avô já dizia que “aprendemos a nadar quando a água nos bate na cintura”. Há alguma sabedoria nesta afirmação, mas, e se você não conseguir nadar na hora da necessidade? Vai morrer afogado! Precisamos nos antecipar às situações. Identificar competências a serem desenvolvidas mesmo que não estejam nos fazendo falta, mas que tenham potencial de serem úteis em outros contextos ou no futuro.
Algumas delas são evidentes, outras demandam atenção e sensibilidade para serem identificadas. Definidas as competências que desejamos desenvolver, o próximo passo será estudá-las de forma criteriosa, buscando identificar os principais fundamentos de cada uma delas e lembrando que até mesmo as competências mais complexas podem ser decompostas em fundamentos simples e de treinamento possível. Definidos os fundamentos, é preciso desenvolvelos.
Vivemos um momento histórico muito especial. Avanços vindos das Neurociências e das áreas de Treinamento & Desenvolvimento têm proporcionado novos e eficazes recursos para a aquisição de competências. Aliados aos avanços da era digital,formam uma tríplice convergência de grande impacto que nos empodera para o desenvolvimento pessoal e grupal numa intensidade jamais vivida pela humanidade. São muitos os recursos disponíveis.
Entre eles podemos citar as Expressões Artísticas, de uso crescente, que além de ser uma excelente ferramenta de treinamento, torna este uma atividade muito agradável e prazerosa; os Jogos, que mimetizam as situações reais da vida e possibilitam o treinamento até mesmo de temas complexos, em um ambiente controlado e seguro; as Práticas Teatrais, que nos fornecem uma visão privilegiada de comportamentos e a experimentação de contextos gerenciáveis; a Mentalização, que nos possibilita a “Adequação Emocional Voluntária” nos proporcionando recursos eficazes para o gerenciamento das nossas emoções e atitudes; a Narrativa, recurso milenar e mesmo assim moderno, que enriquece o nosso repertório cognitivo; e, entre outros, as Simulações, que possibilitam a testagem de teorias e estratégias comportamentais e a previsão de cenários futuros. Estes treinamentos podem ser desenvolvidos de maneira individual ou coletiva, presencial ou à distância, sob orientação ou de forma autodidata. Só não há espaço para a estagnação.
Prof. Dr. Tabajara Dias de Andrade