Alta Performance Emocional – 2a parte

Já falamos aqui que a Alta Performance Emocional (APE) pode ser buscada através de treinamentos apropriados e que investimentos e esforços nestes campos, se bem direcionados, costumam ser altamente recompensados com sucesso pessoal, realizações diferenciadas e uma melhor qualidade de vida.

Falamos também que, para as instituições, a atenção ao desenvolvimento das competências emocionais de seus colaboradores pode significar um importante diferencial positivo para o sucesso de suas propostas.

Os pesquisadores da área concordam em afirmar que a APE é o resultado da maior incidência de um conjunto de competências emocionais específicas, as “Soft Skills”.

A boa notícia é que estas competências podem ser treinadas de forma customizada, uma a uma, e como resultado teremos pessoas globalmente mais competentes.

Arbitrariamente podemos dividir estas competências diferenciadoras em três grupos: pessoais, relacionais e executivas.

As primeiras estão relacionadas a cada um de nós. Reúnem competências como o autoconhecimento, a criatividade, a autoestima, a gestão pessoal do estresse e, entre outras, a gestão do autoaprendizado.

As competências relacionais são aquelas associadas à nossa capacidade de influenciarmos pessoas e fazermos amigos. O desenvolvimento neste quesito significará uma vida social mais rica, relacionamentos de qualidade e melhor performance em todos os campos da vida.

Quanto às competências executivas, elas nos possibilitam trabalhar com projetos e processos de forma mais eficaz. Não podemos esquecer que muitos aspectos da nossa vida são processos. Gestão de carreira, gestão financeira, gestão do próprio aprendizado e, entre outros, até a nossa vida amorosa são processos que, se conduzidos de forma saudável, serão mais bem sucedidos.

Esta é uma divisão arbitrária. A maioria das competências com as quais trabalhamos acabam influenciando também em outros campos. Assim, trabalhando com cada uma delas teremos uma melhor performance tanto na competência em questão, como em todas as outras.

Saiba mais sobre este tema acompanhando-nos neste espaço.

Prof. Dr. Tabajara Dias de Andrade

Entre em contato para saber mais informações.